Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

Vida e Morte


“Se morremos por qual motivo amamos? Se amamos por qual motivo morremos?”

Na tentativa de responder tal questionamento poético recorremos ao

Livro dos Espíritos, Capítulo 04:

68. Qual é a causa da morte entre os seres orgânicos?

-O Esgotamento dos órgãos

68. a Podemos comparar a morte com o cessar do movimento em uma máquina desarranjada?

- Sim, se a máquina está mal montada, o movimento cessa, se o corpo está doente, a vida se extingue.

69. Por que uma lesão no coração causa a morte mais do que em qualquer órgão?

- O coração é a máquina da vida, mas não é o único órgão cuja lesão ocasiona a morte. É somente uma das peças essenciais.

70. O que acontece com a matéria e o princípio vital dos seres orgânicos quando eles morrem?

- Os elementos que o constituem passam a fazer novas combinações e compor outros seres. Ex: Um animal decomposto pode alimentar um urubu e os restos não aproveitados servem de adubo para o solo que alimenta uma planta, que por sua vez pode alimentar uma vaquinha.

O desencarne humano se dá como um desenlace fio a fio. O fluido vital vai saindo e a matéria se tornando inerte. O espírito igualmente vai se desligando do corpo físico.

Muitos acordam em hospitais no plano espiritual e depois são encaminhados para colônias de estudo, de trabalho. Outros despertam no umbral uma zona obscura que geralmente é habitada por espíritos revoltados, sofredores.

Há relatos de caravanas de missionários da luz que vestem casacos com gorros escuros pra circular nestas regiões com o objetivo de socorrer aqueles que realmente estiverem dispostos a se melhorar.

Evangelho, item 7 do capítulo a Vida Futura;


O espiritismo abre novos horizontes e mostra que a vida é apenas um elo do conjunto de grandiosidade e harmonia da obra do Criador, ao invés da visão estreita e mesquinha que faz com que o homem se concentre na vida presente, como se ela fosse o único eixo do seu futuro.
Mostra os laços que unem todas as existências de um mesmo ser, todos os seres de um mesmo mundo e os seres de todos os mundos.Justifica a fraternidade universal

Jesus deixa claro a continuidade da vida quando disse a Pilatos :

Meu reino não é deste mundo.

O grande desafio é viver neste mundo materialista, por vezes mesquinho e egoísta, cheio de vícios e caminhos mais fáceis para alcançar bens de consumo, sem ser do mundo.

O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu um dia:

“Se morremos por qual motivo amamos? Se amamos por qual motivo morremos?”

Certa vez um jornalista perguntou a Madre Teresa qual foi a doença mais terrível que ela com tantos anos de assistência ao próximo tinha visto. Serenamente ela respondeu:

-A doença da indiferença diante do sofrimento do próximo.

O estudioso Gerson Tavares, durante palestra, no auditório do porto de Itajaí,em 2005, explicou que é bobagem acreditar que somos criados incompletos e que só é possível ser feliz quando encontramos a sonhada “alma gêmea” O que ocorre na verdade é questão de afinidade. Com as sucessivas reencarnações com o objetivo de progredir, sempre, cada um cria laços afetivos que na próxima existência podem se refletir em forma de afinidade.

Mas...

“Se morremos por qual motivo amamos? Se amamos por qual motivo morremos?”
pergunta novamente o poeta. O espiritismo responde:

Amamos mesmo quem já deixou o corpo físico porque não morremos.
A morte como fim da linha é pura ilusão dos sentidos...
permanecemos vivos e podemos amar para sempre.